05 de julho de 2022
Os objetivos estratégicos de um negócio são fundamentais para direcionar tanto os esforços da empresa, quanto para contribuir para um bom acompanhamento sobre os resultados, comparando-os com a visão da companhia. Neste processo, a Gestão por OKR vem se mostrando um diferencial para diversos tipos de empresas.
O método nada mais é do que um modelo baseado em desempenho. Para que você entenda melhor, OKR é uma abreviação para Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave, em tradução livre para o português). Trata-se de uma forma de aliar os resultados esperados com os objetivos estratégicos.
Dessa forma, podemos dizer que a Gestão por OKR traz uma abordagem ágil e completa das metas de um negócio. O modelo se diferencia das métricas tradicionais — chamadas no ambiente organizacional de KPIs (Key Performance Indicators) — na medida em que coloca os objetivos estratégicos da empresa como pilares na definição das metas.
Por conta da importância e relevância desse modelo de acompanhamento da performance, a 3Neuron optou por desenvolver um método específico para aplicação da Gestão por OKR em diversos tipos de negócio, permitindo um crescimento rápido e sustentável para as companhias em que atuamos como consultores.
Hoje, portanto, vamos compartilhar algumas dicas para que você possa implementar essa metodologia e buscar os resultados em seu negócio. Mas, antes de dar esse passo, acesse o banner abaixo e conheça melhor o nosso trabalho.
Agora sim, vamos lá?
Conforme comentamos, desenvolvemos uma metodologia avançada para aplicação da Gestão por OKR. Nela, utilizamos um modelo completo que leva em consideração diversos fatores (internos e externos), além da própria visão da empresa para o futuro. Isto é: aquilo que ela deseja alcançar.
Com base nessa estrutura, que parece simples, mas realiza um diagnóstico completo para a companhia, podemos definir os objetivos estratégicos do negócio, que serão naturalmente convertidos em metas. Para isso, o processo é dividido em três grandes etapas. São elas:
Entenda melhor sobre cada um desses passos na sequência.
A etapa de planejamento consiste na parte teórica do processo de Gestão por OKR. É o momento em que nós, junto com a equipe de gestão do negócio, vamos analisar a situação atual e o ambiente no qual a empresa está inserida para, com base nesse cenário, criar uma definição estratégica.
Essa etapa costuma durar 30 dias e se divide em quatro passos: situação atual, identidade organizacional, análise de ambiente e, finalmente, a definição da estratégia.
Tudo começa pela avaliação da situação atual. Neste momento, precisamos entender o nível atual dos processos da companhia, além de avaliar as formas pelas quais os resultados são monitorados. É importante entender o que já funciona bem na gestão da empresa, assim como aquilo que se tornou um aprendizado — para não repetir os mesmos erros em momento posterior.
Em segundo momento, passamos para a definição da identidade organizacional. Ela envolve aspectos básicos como o estabelecimento de missão, visão e valores do negócio. Embora pareça algo básico, esse passo é fundamental para que os OKRs façam sentido. Como criar objetivos, afinal, sem saber onde queremos chegar?
A Gestão por OKR, conforme adiantamos, precisa levar em consideração ainda alguns fatores internos e externos. No que diz respeito ao mercado, por exemplo, avaliamos os clientes, concorrentes, fornecedores e até mesmo produtos substitutos — esses são fatores externos ao negócio.
Já no âmbito interno, o foco vai para os processos, o desempenho e os resultados obtidos pela organização. Todo mapeamento é construído dentro de uma matriz SWOT, separando a análise interna (forças e fraquezas) dos fatores externos (ameaças e oportunidades).
A última parte da etapa de planejamento consiste em montar um plano estratégico. Nesse momento, reunimos todos os detalhes coletados nos três passos anteriores para montar um plano visando o crescimento da empresa e a obtenção dos melhores resultados dentro dos objetivos estratégicos do negócio.
Uma vez que o planejamento tenha sido concluído, podemos passar para a segunda etapa, que é o desdobramento do plano estratégico. Esse estágio costuma durar também cerca de 30 dias e, assim como o anterior, divide-se em quatro passos: aporte metodológico, desdobramento em OKR, classificação em níveis e atribuição de responsabilidade.
O aporte metodológico consiste em compartilhar com a equipe os conceitos básicos de uma Gestão por OKRs. Esse fator é fundamental para que todos os membros compreendam a nova estrutura e possam contribuir para o crescimento do negócio.
Com base nos objetivos estratégicos planejados, esse passo deve convertê-los em metas e objetivos-chave que serão repassados aos respectivos times de execução. É o primeiro passo prático da transformação da estratégia em uma Gestão por OKRs, diferenciando-se dos métodos tradicionais.
Quando trabalhamos com metas, nem todas possuem o mesmo nível de prioridade, certo? Não é diferente para os OKRs. Portanto, devemos dividi-los em três grandes grupos: organizacionais (aplicados para toda a empresa), departamentais (válidos para um time ou equipe) e individuais (aqueles que avaliam a performance de cada colaborador).
É necessário atribuir um responsável para cada objetivo estratégico. Eles deverão criar os planos e garantir o acompanhamento da execução. O conceito é simples: sem um “dono”, um processo tende a ficar esquecido, então é fundamental atribuir responsabilidade às metas e objetivos.
A terceira e última etapa da Gestão por OKRs é a implantação. Ela também deve ser realizada em cerca de 30 dias e consiste em trazer para a prática do negócio os conceitos trabalhados nas etapas de planejamento e desdobramento.
O começo da implementação está no plano de ação para o atingimento de cada OKR. Aqui, além de aplicar a metodologia de 5W2H, devem constar prazos, responsáveis, tarefas, entre outros fatores que tornem claros os processos para atingir cada objetivo.
Tão importante quanto planejar é acompanhar cada OKR. Desta forma, criamos um painel de monitoramento que permite que todos os envolvidos possam visualizar os indicadores de uma forma fácil e atualizada. Devemos ter, no máximo, dez métricas para evitar um exagero de informações.
Por fim, o relatório final é um documento entregue para a empresa com todo o processo realizado na organização da Gestão por OKR. Ele será um guia de referência para o negócio, permitindo o acompanhamento de todo processo após a implementação inicial.
Como aprendemos ao longo deste artigo, a Gestão por OKRs da 3Neuron se divide em três grandes etapas, cada uma com duração de 30 dias. O gráfico abaixo sintetiza o cronograma do processo de planejar, desdobrar e implementar esse método estratégico.
A Gestão por OKR tem um enorme potencial de aliar os objetivos estratégicos de uma empresa com as suas metas e indicadores. Não por acaso, diversas companhias já implementaram esse modelo em suas organizações. Podemos mencionar, por exemplo, a Engie, a Unimed e o SEBRAE.
Caso você queira dar esse passo em seu negócio, conte conosco! Entre em contato para conversar com um especialista e entender melhor nosso modelo de atuação e como podemos ajudá-lo a alinhar a visão estratégica do negócio com os objetivos das equipes da sua empresa.
Entre em contato conosco para entender melhor como a 3Neuron pode auxiliar a sua empresa a implementar um plano de ação eficiente e garantir o cumprimento do planejamento estratégico do seu negócio.