Nossos
Conteúdos

25 de maio de 2021

4 motivos para sua empresa adotar a gestão por processos


Adotando a Gestão por Processos

Já sabemos que a Gestão por Processos, quando efetivamente implantada e monitorada nas organizações, aumenta significativamente o crescimento da empresa e proporciona o amadurecimento da gestão. Isso significa que, muito além de mapear seus processos e visualizar as atividades através de um fluxo, o BPM –  Business Process Management, como também é conhecida a Gestão de Processos de Negócio, entrega um novo olhar para clientes, colaboradores e mercado. 

 1. O BPM pode ser uma porta de entrada para inovação 

Um dos fundadores da BPTrends Associates, Roger Burlton, em entrevista concedida ao portal HSM, revela que “A Gestão de Processos de negócios pode também ser fonte de inovação em si. Novas formas de condução do negócio, tais como processos de autoatendimento ou multicanais de suporte também podem gerar redução de custo ou aumento do valor entregue.”  

“O BPM está preocupado com a análise de como o trabalho é feito em uma organização para criar valor para as partes interessadas. Ele fornece ferramentas e técnicas para modelar processos e metodologias de trabalho para mudar sistematicamente os processos de trabalho. Traça um caminho para entender onde a mudança é necessária e descreve como implementar essa mudança de forma holística. Inovação de processo é uma necessidade para transformar uma ideia inovadora em realidade”, destaca. 

A Gestão por Processos também pode ajudar as organizações a selecionar processos de alto impacto em que um incremento em inovação faria mais sentido para a empresa.  Assim, conduz-se uma capacidade de avaliação dos processos com largo impacto nos objetivos da organização, ajudando a identificar onde a inovação é mais requerida e a focar os recursos e esforços nas atividades que realmente dão retorno. 

 2. O BPM auxilia na retenção do conhecimento organizacional 

Boas práticas de BPM na organização refletem também na documentação, treinamento e padronização de processos. Por exemplo: a confecção de manuais, POP’s (Procedimento operacional padrão) e IT’s (Instruções de trabalho) podem ser as soluções para evitar que o conhecimento das práticas empresariais se perca junto com o desligamento de um funcionário.  

Esses documentos permitem a descentralização do conhecimento, que normalmente é retido na cabeça de poucos colaboradores detentores da expertise no processo. Certamente, com o conhecimento descentralizado, abre-se espaço para a disseminação das práticas documentadas, que podem ser passadas por treinamentos na instituição. 

Com isso, empresa e colaboradores saem ganhando: a primeira, agregando maior qualidade aos treinamentos e retendo o conhecimento organizacional e os últimos, levando menor tempo para se integrar a empresa e se adaptar à rotina empresarial. 

 3. O BPM ajuda na operacionalização da estratégia 

Trabalhar com Gestão por Processos é uma excelente forma de trilhar o caminho traçado pela estratégia organizacional. Quando a organização define um objetivo, é comum se deparar com algumas dificuldades: por onde devemos começar? Quanto tempo levaremos para atingir as metas estipuladas? Quais e quantos serão os recursos necessários? 

Por atuar também na camada operacional, o BPM facilita o design da execução da estratégia, que permite estruturar processos e priorizar aqueles com os quais a empresa começará a trabalhar.  

Desta forma, os gestores terão a possibilidade de converter o conhecimento tácito em tangível, na medida em que cada ação se justifique no alcance da estratégia. 

 4. O BPM contribui com tomadas de decisão inteligentes 

Ao orientar a gestão através dos processos, o gestor será capaz de visualizar a empresa de uma forma diferente: imagine ter em mãos todas as relações entre fornecedores, processos internos e clientes, observando a forma com que seu trabalho gera valor para esses stakeholders. 

Com essa representação, o gestor poderá visualizar melhoras as relações de causa-e-consequência e entender seu papel e de sua equipe no processo. Isso o habilita a tomar decisões de uma forma mais holística e inteligente. Como consequência, a velocidade de resposta às demandas do mercado aumenta e fica mais fácil lidar com as mudanças tecnológicas impostas pela globalização. 

Se você deseja implantar a gestão por processos em sua organização, faça um diagnóstico da situação atual, sem nenhum custo, e entenda melhor como podemos te ajudar, clicando aqui.

Receba
novidades

Fique por dentro das novidades.
Deixe seu contato para que possamos mantê-lo atualizado.