Nossos
Conteúdos

25 de maio de 2021

BPM e o aumento de produtividade


Como a Gestão por Processos pode Aumentar a Produtividade da sua Equipe

Produtividade é a relação entre os bens produzidos e os fatores utilizados em sua produção, ou seja, tempo, esforço e matéria-prima. É a relação entre os meios, recursos utilizados e a produção final. É o resultado da capacidade de produzir, de gerar um produto, fruto do trabalho, associado à técnica e ao capital empregado.

Ela representa a expressão da eficiência de qualquer negócio. Para as indústrias, está diretamente ligada à eficiência na produção. Para os serviços, está intimamente relacionada à capacidade de cada indivíduo em produzir as atividades e tarefas designadas para sua função.

Em tempos de Internet e redes sociais, o controle da produtividade já vinha sendo uma preocupação para diversos gestores. Agora, com a popularização do trabalho remoto, ela se transformou em uma verdadeira dor de cabeça. Embora as empresas venham aperfeiçoando os seus controles, não faltam ferramentas para apoiar o colaborador a burlar as regras estabelecidas.

Com o crescente empoderamento do colaborador, a proibição e o estabelecimento de novas regras provavelmente não ajudarão a aumentar a produtividade da equipe, podendo até mesmo acarretar sua redução. A estratégia é estabelecer controles mais eficientes, que aumentem a liberdade desejada, ao mesmo tempo em que elevam o engajamento.

A Gestão por Processos, quando efetivamente implantada e monitorada nas organizações, aumenta bastante a probabilidade de crescimento e amadurecimento da gestão. Isso significa que, muito além de mapear seus processos e visualizar as atividades através de fluxos de trabalho, o BPM, como também é conhecida a Gestão por Processos, entrega produtividade e um novo olhar para clientes, colaboradores e mercado.

Entenda como a Gestão por Processos pode ajudar no aumento de produtividade da sua organização: 


  1. O BPM PODE SER A JANELA PELA QUAL SUA EMPRESA ENXERGARÁ AS OPORTUNIDADES DE MELHORIA E DE INOVAÇÃO


Imagine: você vai ao médico para analisar uma dor que sente há anos. Então, ele decide realizar um procedimento cirúrgico antes do diagnóstico. Além de aumentar a chance de erros na execução, a decisão poderia resultar em complicações futuras ou até levá-lo ao óbito. Não é verdade?

A analogia pode ser transposta para sua empresa: além de se portar como uma excelente ferramenta de diagnóstico, a Gestão por Processos permite identificar gargalos, processos críticos e conhecer atividades que antes não eram visíveis. Tudo isso vai aumentar o espaço para melhoria e automação de processos e criar uma mentalidade de mudança, com renovação contínua das atividades. 


    2. O BPM AUXILIA NA RETENÇÃO DO CONHECIMENTO GERADO PELA EMPRESA 


As práticas de BPM na organização refletem também na documentação, no treinamento e na padronização de processos. Um exemplo é a confecção de manuais, procedimentos operacionais e instruções de trabalho, os quais permitem a descentralização do conhecimento e a disseminação de práticas da organização. Tudo descrito em uma linguagem de fácil entendimento, o que leva à diminuição do tempo de adaptação de novos colaboradores e no aumento da produtividade. 


    3. O BPM TE AJUDA A DESDOBRAR SUA ESTRATÉGIA EM AÇÕES 


A Gestão por Processos é uma excelente forma de trilhar o caminho para as organizações atingirem um objetivo almejado. Normalmente, quando se estipula o lugar onde sua organização deseja chegar, muitas vezes não se sabe o caminho necessário para atingi-lo. O BPM pode auxiliar, estruturando e priorizando os processos mais relevantes. Ele auxilia também na medição da performance, objetivando avaliar o quão perto sua organização está do objetivo final. E ter indicadores e metas estabelecidos ajudará a controlar a produtividade da sua equipe. 


    4. BPM TE AJUDA A TOMAR AS DECISÕES DE FORMA MAIS ÁGIL 


Ao orientar sua gestão através dos processos, você será capaz de visualizar sua empresa de uma forma diferente, ainda mais global. É como se você tivesse em mãos um mapa que contém aquilo que sua organização executa e que caminhos deve tomar para atingir seus objetivos. Como consequência, ficará mais fácil tomar as decisões de uma forma mais refletida e inteligente.

Implemente a Gestão por Processos em sua organização. Faça um diagnóstico da situação atual, sem nenhum custo, e entenda melhor como podemos te ajudar, clicando aqui.

Receba
novidades

Fique por dentro das novidades.
Deixe seu contato para que possamos mantê-lo atualizado.