Nossos
Conteúdos

25 de maio de 2021

Consultoria empresarial: Como funciona e quando é necessário contratar?


As empresas, por todo o mundo, enfrentam diariamente os mais variados problemas na condução de seus negócios. São questões financeiras, jurídicas, de recursos humanos, planejamento, processos, enfim, são diversas as dificuldades enfrentadas. E dependendo do seu porte, é comum que façam uso de consultoria para ajudar a encurtar caminhos, ou seja, para aproveitar experiências externas que ajudem a desviar dos erros e mirar nos resultados. 

Por definição, o dicionário conceitua consultoria como o “ato ou efeito de dar consultas, conselhos, orientações, sugestões. É a ação ou efeito de um especialista, com consequente emissão de um parecer técnico ou orientação profissional sobre um assunto de sua especialidade”. 

Mas nem sempre os clientes ficam satisfeitos com os resultados do trabalho. Por um lado, os consultores reclamam que o cliente não tem maturidade para implantar as recomendações, e por outro, os clientes discordam das abordagens e métodos aplicados durante o trabalho. As duas partes saem perdendo quando a insatisfação é geral. Então como podemos evitar dores de cabeça na contratação de uma consultoria? Quando eu de fato preciso de uma consultoria? 

Obtendo orientação 

Um dos importantes papéis de uma consultoria é fornecer informações acerca dos problemas encontrados pelo cliente. Isto inclui análise de dados internos (desempenho de um determinado produto, por exemplo) e externos (análise de mercado e de concorrentes, por exemplo). 

Como a consultoria já vivenciou a realidade de diversas empresas, ela pode trazer informações valiosas que ajudarão a tomar decisões mais direcionadas e assertivas. É importante promover a reflexão junto ao cliente para compreender que adaptações podem ser realizadas, já que cada negócio possui as suas singularidades. 

Diagnóstico: medindo a situação atual 

Outra atividade bastante relevante é a realização de diagnósticos, que ajudam a identificar a maturidade, o uso de boas práticas, as opções de estratégia adotadas pela gestão, entre outros. Eles podem partir de análise documental e pesquisas, mas precisam ser aprofundados com a participação do time. Reuniões de levantamento, entendimento e validação são de extrema importância para que a análise qualitativa também seja considerada na avaliação. 

O envolvimento do time irá gerar maior compreensão do trabalho e engajamento, facilitando por consequência a posterior adoção de ações para implantação das recomendações advindas do diagnóstico. Nesta etapa, é importante que o consultor avalie porque determinadas escolhas foram realizadas pela organização, como elas afetaram os resultados esperados e quais as correções de curso podem ser adotadas para resolução dos problemas. 

Recomendações 

A partir do diagnóstico realizado, a consultoria deverá elaborar um conjunto de orientações e recomendações que, além de esclarecer a origem dos problemas, também forneça opções de solução para a sua resolução. 

Caberá ao consultor recomendar, com base em sua experiência, as ações a serem adotadas pelo cliente. Este último, deverá decidir se implantará as recomendações da consultoria e quando será possível colocá-las em prática. 

Implementação 

Por fim, com base no diagnóstico e nas recomendações efetivadas, o cliente deverá, junto com a consultoria, elaborar um plano de ação que estabeleça o conjunto de atividades a serem executadas para que finalmente os problemas sejam combatidos e os resultados alcançados. 

É muito comum que o cliente contrate uma consultoria, obtenha as recomendações, mas, por uma série de motivos, não chegue a implementar o que foi recomendado. Em geral, quando isso acontece, uma grande frustração é gerada e, muitas vezes, acaba por colocar em cheque a credibilidade do trabalho realizado. Por isso, é muito importante que essas recomendações sejam realmente seguidas. Pensando nisso, algumas consultorias oferecem também um serviço de acompanhamento dessas atividades a serem executadas.  

Já entendemos que as consultorias oferecem uma série de orientações para as organizações que as contratam, mas quais são exatamente os pontos que podem ser melhorados? A seguir, vamos entender como funciona a consultoria em gestão por processos e em planejamento estratégico. 

     1. Consultoria em gestão por processos 

Na 3Neuron, atuamos para melhorar os processos de negócio das empresas. Auxiliamos a aperfeiçoar as atividades e maximizar os resultados da organização. Isto envolve a análise, diagnóstico e implantação de melhorias para aumento da produtividade, diminuição de custos, redução da rotatividade da equipe, maior retenção de clientes, entre outros. 

A partir de um diagnóstico elaborado com a participação dos colaboradores, é possível entender a situação atual de cada processo e como ele pode ser melhorado na prática. Assim, uma série de sugestões de melhoria é elaborada, levando em conta as particularidades daquela organização, sempre alinhado às expectativas dos gestores. Atuamos também na implementação dessas melhorias, acompanhando a execução e trabalhando junto com os gestores para alcançar as metas estabelecidas. 

Para identificar por qual processo iniciar, existem algumas opções das quais a consultoria lança mão: 

  1. A partir de problemas existentes: quando a empresa já identificou problemas internos e os impactos causados nos resultados. É quando os gestores sabem das dificuldades, mas não possuem os instrumentos para resolvê-las. Nestas situações, a consultoria parte do problema específico, identifica o processo e realiza o trabalho de melhoria, para que os problemas sejam resolvidos e os resultados maximizados;
  2. A partir de um diagnóstico: quando a empresa sabe que possui problemas, mas não tem clareza com relação a sua localização/origem, um diagnóstico pode ser um instrumento fundamental para identificação dos processos problemáticos. A partir do diagnóstico haverá uma maior clareza das dificuldades existentes e da potencialidade das possíveis ações para a sua solução; 
  3. A partir e uma cadeia de valor: quando a empresa já tem uma cultura de gestão por processos implantada e possui uma cadeia de valor formalizando os processos da organização. Com ela, fica sempre mais fácil identificar cada processo e sua maturidade, direcionando assim as atividades de melhoria e aperfeiçoamento. 

Seja qual for a opção na sua organização, o importante é começar logo as ações de melhoria e formalização de processos. Conheça mais sobre os benefícios da gestão por processos clicando aqui. 

     2. Consultoria em planejamento estratégico 

Na 3Neuron, atuamos para ajudar as empresas a definirem uma estratégia vencedora. Por meio do planejamento estratégico, refletimos em conjunto com toda a organização para estabelecer objetivos, indicadores e metas que permitam a empresa uma gestão por desempenho. 

Avaliamos os planejamentos anteriores e auxiliamos nas análises internas e externas que ajudarão a estabelecer cenários para a definição das estratégias. A participação do time é de fundamental importância, já que o engajamento facilitará a efetiva implantação das ações definidas no planejamento. 

Planejar é fundamental para definir o caminho que todos devem trilhar em conjunto. É definir um rumo para a organização. Conheça mais sobre os benefícios do planejamento estratégico clicando aqui. 

Como encurtar caminhos 

Ficou interessado(a) em como uma consultoria pode ajudar a sua organização a enfrentar as dificuldades atuais e crescer de uma forma mais organizadas e estruturada? 

Se você achou interessante o papel de uma consultoria, conheça os nossos serviços. Nós podemos ajudar a sua empresa. Aguardamos o seu contato. 

Receba
novidades

Fique por dentro das novidades.
Deixe seu contato para que possamos mantê-lo atualizado.