Nossos
Conteúdos

25 de maio de 2021

Fazendo gestão de custos empresariais


Você já deve ter ouvido falar que empreender no Brasil não é para amadores. Sempre muito suscetível a cenários de incerteza política e econômica, fazer a gestão de um negócio no país não é das tarefas mais triviais. De acordo com dados do IBGE, 3 a cada 5 empresas brasileiras encerram suas atividades em até 5 anos após terem sido criadas. Em tempos de crise, como os atuais, onde seus clientes tendem a pensar 2 vezes antes de gastar, é comum dedicarmos tempo a pensar sobre quais iniciativas podemos tomar para melhorar os resultados do negócio. É hora de compreender os custos e avaliar como eles podem ser reduzidos. É hora de fazer mais com menos.

Fazendo mais com menos

Gerenciar bem os custos é uma obrigação de qualquer organização, independentemente do setor de atuação. Toda empresa trabalha com recursos financeiros restritos (umas mais que outras, é verdade) e tem de distribui-los de forma responsável e racional.

Basicamente, os custos podem ser divididos entre fixos e variáveis, dependendo de como se relacionam com a produção do negócio:

Como controlar?

Isto varia de acordo com cada negócio, mas para exercer uma gestão de custos eficiente é preciso conhecer quais os itens possuem maior representatividade. Uma boa forma de fazer isso é utilizando o princípio de Pareto (20/80), de forma a identificar aqueles itens que são responsáveis pela maior parte dos seus custos e que, consequentemente, precisam ser gerenciados com maior cuidado, já que sua variação percentual tem muita representatividade sobre o custo total.

Para iniciar, é recomendado que você:

É importante ter em mente que o lucro não é determinado apenas por suas receitas, mas por um resultado que considera também os custos incorridos. Independentemente do volume do seu faturamento, ajustes nos custos podem maximizar o seu lucro.

Conhecer os custos envolvidos no negócio é primordial para gerenciá-lo adequadamente. Sem conhecimento, qualquer tentativa de mudança poderia ser arbitrária.

Receba
novidades

Fique por dentro das novidades.
Deixe seu contato para que possamos mantê-lo atualizado.