24 de agosto de 2022
A Metodologia Scrum para gerenciamento de projetos pode ter inúmeras aplicações. O seu grande diferencial consiste justamente em uma abordagem de pequenas tarefas, o que pode ser extremamente útil para ganhar em velocidade e agilidade dentro da gestão de projetos complexos.
Por muito tempo conhecida como um método ágil utilizado apenas para tarefas de desenvolvimento, hoje essa metodologia é uma ferramenta que pode se encaixar perfeitamente em diversos tipos de negócios. De startups, passando por empresas consolidadas e até mesmo chegando aos órgãos governamentais.
Aqui na 3Neuron, somos defensores e aplicamos com intensidade esse tipo de método, na medida em que ele pode produzir resultados poderosos dentro de uma organização. Você entenderá melhor a importância da Scrum para gerenciamento de projetos ao longo do artigo.
Antes de seguirmos com o conteúdo, nossa recomendação é que você baixe o nosso Guia de Metodologias Ágeis, onde apresentamos com maiores detalhes não apenas o Método Scrum, mas também abordagens alternativas que podem contribuir com o seu negócio, como Lean e Kanban.
Esse conteúdo vai te ajudar a compreender melhor os benefícios dessa ferramenta no gerenciamento de projetos e a aplicação prática para o seu negócio, como veremos a partir de agora.
Caso ainda não domine esse tipo de método ágil, a Metodologia Scrum para gerenciamento de projetos tem como base a divisão de um projeto complexo ou amplo em pequenas tarefas simples. Assim, todas as tarefas que contemplam esse projeto podem ser acompanhadas de uma forma individualizada.
O acompanhamento dessas “pequenas tarefas” é feito com etapas que duram de duas a quatro semanas, sendo esse período nomeado como “sprint”. Além disso, são realizadas reuniões diárias bem objetivas com foco em acompanhar o que foi realizado, as principais dificuldades e o que será feito no dia em questão.
Vale destacar ainda que, ao seguir a Metodologia Scrum na gestão dos seus projetos, há a composição de uma equipe focada no desenvolvimento dessas tarefas. Isso faz com que o engajamento dos colaboradores seja maior, visto que há o acompanhamento diário das tarefas.
A aplicação de uma metodologia ágil dentro da gestão de projetos traz benefícios bem importantes como, por exemplo:
Ao longo do tempo atuando como consultores na gestão de projetos, tivemos a oportunidade de aplicar o método Scrum em diversos tipos de empresas e organizações. Em comum, os resultados que puderam ser verificados após a implementação dessa prática.
Importante mencionar que, embora cada empresa possua suas próprias ferramentas e métodos de gestão, as metodologias ágeis podem ser adaptadas para a realidade de cada tipo de negócio e os seus respectivos objetivos estratégicos.
Na sequência, para deixar esse conteúdo um pouco mais prático, nós vamos te apresentar algumas características da Metodologia Scrum para gerenciamento de projetos e dois tipos de organizações: públicas e privadas.
A Metodologia Scrum para gerenciamento de projetos pode não ser tão lembrada na gestão de órgãos ou entidades públicas. No entanto, é perfeitamente possível aplicar esse modelo de acompanhamento em projetos públicos.
Em entidades governamentais, é bem comum que existam múltiplos projetos em andamento de forma paralela. E, ao menos no Brasil, o desafio de velocidade de execução é comum — algo que pode ser melhor trabalhado aplicando um método ágil e o acompanhamento das tarefas.
Além disso, a Metodologia Scrum pode trazer benefícios interessantes na gestão pública como melhoria na tomada de decisão (em especial quando há necessidade da mudança de escopo), agilidade na execução dos projetos ou mesmo a adição de uma nova tecnologia.
Por outro lado, em organizações públicas nem sempre a velocidade de aprovação e uso de capital é veloz, pois os projetos costumam ser bem longos em alguns casos. Neste sentido, pode ser útil uma adaptação das reuniões de acompanhamento para uma periodicidade mais longa.
Já em companhias privadas, a estrutura costuma ser um pouco diferente, com maior velocidade nos projetos e aprovações. Isso também exige uma adaptação para o ganho de agilidade, algo que pode fazer com que cada sprint seja semanal, por exemplo.
A maior frequência traz outro benefício que é uma maior estabilidade de escopo. Quanto maior o prazo do acompanhamento das tarefas, afinal, também será maior a chance de ajustes nos objetivos. Com acompanhamentos semanais, esses ajustes tendem a ser mais pontuais.
Em muitos casos, a adaptação da Metodologia Scrum no gerenciamento de projetos pode ser útil para a formação de equipe. Ao invés de seguir a estrutura tradicional (dono do produto, Scrum Master e equipe), em companhias privadas esses cargos podem ser convertidos em algo mais próximo ao negócio — como gestor, scrum master e equipe de projeto, por exemplo.
Como vimos ao longo do artigo, existem inúmeros benefícios da aplicação da Metodologia Scrum na gestão de processos organizacionais — independente do modelo de negócio da sua empresa. Tanto companhias privadas, como órgãos públicos, podem se beneficiar de modelos ágeis na gestão de projetos.
Caso identifique a necessidade de implementar essa metodologia em seu negócio, conte com a 3Neuron. Nós atuamos com a consultoria na gestão de processos e temos como uma das nossas especialidades a implementação de métodos ágeis orientadas para a obtenção de resultados.
Precisa de ajuda na melhoria da gestão dos seus processos? Então entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo a atingir os seus objetivos estratégicos.