Nossos
Conteúdos

25 de maio de 2021

Monitoramento de objetivos e indicadores estratégicos: a chave do sucesso do planejamento


Agora que você compreendeu o que é o planejamento estratégico e como ele pode ser construído, é hora de entender como o adequado monitoramento de objetivos e indicadores pode alavancar sua organização. Isto porque muitas empresas acabam não vendo efeitos em suas ações devido à falta de acompanhamento e entendimento nos resultados encontrados.

Mas afinal, por que o monitoramento é tão importante?

Ram Charan, renomado consultor, palestrante e escritor indiano, reconhecido como grande especialista em planejamento estratégico, define que “70% das estratégias falham por causa da pobreza na execução. Isso raramente ocorre por falta de visão ou inteligência”. A estratégia deve, portanto, ser executável e mensurável.

Existem muitas vantagens na realização do monitoramento dos objetivos e indicadores estratégicos da organização, sendo que o principal deles é aferir se os resultados almejados estão sendo alcançados. Isto permite a reavaliação permanente da estratégia inicialmente definida e a aplicação de ajustes quando necessário, para garantia dos resultados esperados.

O monitoramento constante da organização possibilita extrair informações gerenciais, que ajudam na tomada de decisão. Como desdobramento, ações corretivas podem ser tomadas quando os resultados encontrados não são satisfatórios, com o consequente realinhamento das estratégias, sempre que necessário.

Mas lembre-se: antes de iniciar o monitoramento, sua empresa deve focar esforços em estabelecer uma estratégia consistente, desdobrada em objetivos, indicadores e metas, e materializada por meio de planos de ação. Caso tenha dúvidas em como proceder com a elaboração do planejamento estratégico, preparamos um post (https://www.3neuron.com/planejamento-estrategico-considere-adotar-uma-solucao-que-pode-resolver-os-seus-problemas/) que pode auxiliar na sua compreensão.

Por onde devo começar?

Sêneca afirmou que “se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável”. O guia para se chegar até este “porto” é o plano de ação, cujas premissas e diretrizes, quando adequadamente definidas, tornam-se uma bússola para a condução da implantação do planejamento. Os indicadores e metas também possuem demasiada relevância, já que permitem, de forma quantitativa, avaliar o progresso e o alcance dos resultados.

Listamos algumas dicas para que você possa implementar um monitoramento efetivo em sua organização:

É hora de colocar a mão na massa. Entendido o funcionamento do monitoramento, você deve buscar modelos e ferramentas para auxiliar no processo. Nós preparamos um material, com modelo de indicadores e planos de ação que podem auxiliar em sua jornada. Encaminhe um e-mail para contato@3neuron.com , e receba os modelos e instruções de utilização.

Para qualquer necessidade adicional, entre em contato que nossa equipe de consultores está pronta para auxiliar você a construir e monitorar seu planejamento estratégico.

Receba
novidades

Fique por dentro das novidades.
Deixe seu contato para que possamos mantê-lo atualizado.