Ir para o conteúdo
FALE CONOSCO
  • Página inicial
  • Soluções
    • Gestão por Processos
    • Gestão Estratégica
    • Transformação Digital
  • Cases
  • Sobre
  • Carreiras
  • Insights
  • Canal de Ética
  • Página inicial
  • Soluções
    • Gestão por Processos
    • Gestão Estratégica
    • Transformação Digital
  • Cases
  • Sobre
  • Carreiras
  • Insights
  • Canal de Ética
  • Processos

Priorização de processos organizacionais: por onde começar?

  • Foto de 3neuron 3neuron
  • 18 de jun de 2024

Desde o trabalho de Hammer e Champy (1993), a disciplina Business Process Management (BPM) tem ganhado a relevância nas organizações. BPM não é o mapeamento ou aperfeiçoamento de processos em si, estes são apenas parte da disciplina que visa transformar uma organização para se orientar a processos (HARMON, 2003). Isso envolve a gestão da metodologia de aperfeiçoamento de processos, ou Business Process Impromevement (BPI), o acompanhamento dos processos na rotina do dia-a-dia, a capacitação das pessoas, o fomento à cultura organizacional na orientação a processos, a priorização de projetos de BPI, etc. A priorização de processos é fundamental para que a equipe responsável pela disciplina de BPM justifique os projetos, e, consequentemente, a sua própria existência dentro organização. Então, por onde começar?

O que alguns trabalhos de BPM abordam sobre priorização?

Existem modelos que medem os estágios de empresas quanto à orientação a processos. Tais esquemas são chamados de modelos de maturidade, e alguns deles vieram da Tecnologia da Informação, como, por exemplo, o caso do Capability Maturity Model (CMMI) (MARGHERITA, 2014). Os estágios de maturidade do CMMI são expostos por Škrinjar, Bosilj-Vukšić e Indihar-Štemberger (2008):

  • Ad-Hoc – Os processos estão em uma forma não definida e desestruturada. Ademais, não há mensuração de processos, e a estrutura organizacional é alicerçada apenas na visão funcional.
  • Definido – Os processos fundamentais estão definidos e disponibilizados em forma de fluxograma. Qualquer alteração do Status Quo de um processo deve passar por uma requisição formal. Os formatos de trabalho ainda se encontram voltados à estrutura funcional.
  • Linkado – É considerável o nível de maior avanço. Nele, gestores de nível mais operacional fazem emprego da gestão por processos de maneira em que os resultados são alinhados a uma visão mais estratégica. A estrutura e as atribuições dos colaboradores passam a ter um viés menos voltado a funções tradicionais.
  • Integrado – A companhia e os entes que fazem parte do elo de agregação de valor trabalham de forma cooperativa e coordenada sob um viés horizontal. A estrutura organizacional e os trabalhos são voltados a processos e os departamentos são subordinados a esta ótica, que é a base para os sistemas de gestão.

Esses níveis de maturidade podem ser utilizados tanto para a organização de uma maneira geral, quanto para processos. Assim, de acordo com o modelo de maturidade, é possível priorizar processos que estão em um estágio mais incipiente em vez de um processo mais avançado, como por exemplo, priorizar um processo “Ad-Hoc” no lugar de um processo “Definido”.

O que outros trabalhos de BPM abordam sobre priorização?

Alguns trabalhos que envolvem processos e priorização utilizam o desempenho como fator de decisão na alocação de equipe em processos de negócios. Algumas pesquisas utilizam o conceito de sistema de mensuração de desempenho de processos, ou Process Performance Measurement System (PPMS), que aborda a medição dos processos de negócios no sentido de permitir monitorar, aperfeiçoar processos, e, consequentemente, contribuir na superação dos silos funcionais (CHIMHAMHIWA et al, 2009). Assim o PPMS é tido como uma ferramenta chave para assegurar que os processos que compõem uma organização estejam no caminho certo (ALFARO; ORTIZ; POLER, 2007).

Assim, o PPMS tem como alvos de melhoria os processos organizacionais (KOHLBACHER; STEFAN, 2011). Dessa maneira, o esforço na concepção e operacionalização PPMS tem como intento a integração entre sistemas organizacionais e de informação (WIELAND et al, 2015) com o objetivo de proporcionar informação quanto ao desempenho de processos em tempo real (GLAVAN, 2011). Assim, o PPMS pauta-se em medidas genéricas de processos, tais como: tempo, custo, qualidade, produtividade, eficácia e efetividade.

Os PPMS apresentam uma limitação para priorização, que é a dependência de uma rotina para monitorar os processos que provavelmente já passaram por algum projeto de melhoria e definição dos indicadores de desempenho. Essa coleta pode ocorrer em tempo real (por meio de sistemas de informação) ou em auditorias recorrentes. Ou seja, não há como avaliar os processos que ainda não possuem indicadores associados, apenas aqueles que já possuem um grau de maturidade “elevado o suficiente” para priorização.

Em suma, os indicadores que compõem o PPMS são focados no desempenho dos processos em si, e a priorização normalmente ocorre naqueles processos em que os indicadores apresentam um desempenho no qual se deseja melhorar.

Outra maneira de priorização associada a indicadores de desempenho é a vinculação de processos aos objetivos estratégicos. Embora pareça evidente, e diversas publicações mencionem o alcance dos objetivos da organização para priorização de processos (ALFARO; ORTIZ; POLER, 2007; BLASINI; LEIST, 2013; WIELAND et al, 2015), poucos trabalhos o fazem de maneira realmente lastreada nos objetivos estratégicos. Aqueles que o fazem, buscam criar uma espécie de elo indissociável entre os processos e os objetivos estratégicos, ou organizacionais. Nessa visão, um processo deve ser priorizado por sua capacidade de contribuição aos objetivos organizacionais, que são medidos por meio de indicadores de desempenho que representam de maneira gradativa os diferentes graus de satisfação desses objetivos, como pode ser observado em Lohrmann e Reichert (2016) e Vernadat et al (2013).

E então, existe a melhor maneira de priorizar os processos?

As recomendações de perguntas a serem consideradas pela equipe de profissionais para escolha de um método de priorização são: “O que se pretende com a priorização? Melhorar o nível de maturidade de processos? Melhorar o desempenho dos processos? Ajudar no alcance dos objetivos da organização?”.

Este artigo abordou diferentes formas de priorização de processos. Mesmo que as formas de priorização tenham sido apresentadas de maneira corrente, desde modelos de maturidade até indicadores de desempenho da organização, não se pretende apontar “a melhor maneira”, cabendo a cada empresa realizar suas escolhas de acordo com sua maturidade.

Referências

ALFARO, J.; ORTIZ, A.; POLER, R. Performance measurement system for business processes. Production Planning and Control, v. 18, n. 8, p. 641-654, 2007.

BLASINI, J.; LEIST, S. Success factors in process performance management. Business Process Management Journal, v. 19, n. 3, p. 477-495, 2013.

CHIMHAMHIWA, D.; MOLEN, P. V. D.; MUTANGA, O.; RUGEGE, D. Towards a framework for measuring end to end performance of land administration business processes – A case study. Computers, Environment and Urban Systems, v. 33, n. 4, p. 293-301, 2009.

GLAVAN, L. M. Understanding Process Performance Measurement Systems. Business Systems Research, v. 2, n. 2, p. 25-38, 2011.

HAMMER, M.; CHAMPY, J. Reengineering the Corporation: a Manifesto for Business

Revolution.  Nova Iorque, NY.:  1993.

HARMON, P. Business Process Change: a Manager’s Guide to Improving, Redesigning, and Automating Processes.  São Francisco, CA: Morgan Kaufmann, 2003.

LOHRMANN, M.; REICHERT, M. Effective application of process improvement patterns to business processes. Software and Systems Modeling, v. 15, n. 2, p. 353-375, 2016.

MARGHERITA, A. Business process management system and activities: Two integrative definitions to build an operational body of knowledge. Business Process Management Journal, v. 20, n. 5, p. 642-662, 2014.

WIELAND, U.; FISCHER, M.; PFITZNER, M.; HILBERT, A. Process performance measurement system – towards a customer-oriented solution. Business Process Management Journal, v. 21, n. 2, p. 312-331, 2015.

VERNADAT, F.; SHAH, L.; ETIENNE, A.; SIADAT, A. VR-PMS: A ne

Foto de 3neuron
3neuron
Todas as publicações >

Relacionados

Inovação e Gestão de Projetos: Desenvolvendo a criatividade

Ler conteúdo »

Inclusão de Inteligência Artificial na Construção de Macro Requisitos de Sistema para um Cenário Pré-Fábrica de Software 

Ler conteúdo »

3Neuron no ranking das empresas que mais crescem no Brasil!

Ler conteúdo »

Por que as reuniões profissionais precisam ser interessantes – e profissionais!

Ler conteúdo »

Compartilhe este conteúdo

Transforme Seus Desafios em Resultados Concretos

Fale com nossos especialistas e descubra como a 3Neuron pode ajudar sua organização a aumentar a eficiência, reduzir custos e acelerar a inovação com soluções personalizadas de consultoria e tecnologia.

Fale com um especialista

Conteúdos relacionados

ESTRATÉGIAS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE NAS EQUIPES DE PROJETO
Ferramentas de GestãoOutros

Inovação e Gestão de Projetos: Desenvolvendo a criatividade

Na gestão de projetos, a busca incessante pela excelência é uma constante. Em um ambiente empresarial competitivo e volátil, a inovação e a criatividade tornam-se

SAIBA MAIS
Publicação
Inteligência Artificial
Transformação Digital

Inclusão de Inteligência Artificial na Construção de Macro Requisitos de Sistema para um Cenário Pré-Fábrica de Software 

A tecnologia está avançando rapidamente, transformando várias áreas do conhecimento. A Inteligência Artificial (IA), especialmente, está no centro dessa revolução, trazendo novidades empolgantes que nos

SAIBA MAIS
Publicação
Notícias e tendênciasOutros

3Neuron no ranking das empresas que mais crescem no Brasil!

Em julho de 2024, foi divulgado pela revista exame, o seu já conhecido ranking Negócios em Expansão, onde são apresentadas as empresas que mais cresceram

SAIBA MAIS
Publicação
OutrosPessoas

Por que as reuniões profissionais precisam ser interessantes – e profissionais!

As empresas nascem, crescem, sobrevivem ou morrem. Algumas em alta velocidade, outras nem tanto assim. Em cada fase do ciclo de vida da empresa, ela

SAIBA MAIS
Publicação
Ferramentas de GestãoProcessosTransformação Digital

Sistemas de BI: como eles podem auxiliar na gestão de sua empresa?

Não é nenhuma novidade que a popularização e uso da tecnologia é o principal marco na revolução da gestão empresarial dos últimos anos. Empresas competitivas,

SAIBA MAIS
Publicação
EstratégiaFerramentas de Gestão

Business Model Canvas: Geração de valor para o seu negócio

Um modelo de negócio pode ajudar a visualizar o empreendimento, definindo quem serão os clientes e as suas necessidades. Define ainda o produto, a forma

SAIBA MAIS
Publicação

Transforme Seus Desafios em Resultados Concretos

Fale com nossos especialistas e descubra como a 3Neuron pode ajudar sua organização a aumentar a eficiência, reduzir custos e acelerar a inovação com soluções personalizadas de consultoria e tecnologia.

Fale com um especialista
  • Página inicial
  • Cases
  • Sobre
  • Carreiras

Acompanhe nas redes

Gestão por processo

  • Cadeia de Valor
  • Modelagem da Situação Atual dos Processos
  • Análise de Alinhamento Estratégico dos Processos
  • Análise de Melhoria nos Processos e Sistemas
  • Desenho da Situação Futura dos Processos
  • Apoio ao Monitoramento de Desempenho de Processos
  • Apoio na Implantação do Processo e Gestão da Mudança
  • Apoio na Automação de Processos
  • Estruturação de Escritório de Processos

Gestão estratégica

  • Planejamento Estratégico
  • Monitoramento e Governança
  • Gestão por Desempenho
  • Planejamento Tático
  • Aprimoramento da Estrutura Organizacional

Transformação digital

  • Inteligência de Dados
  • Automação
  • Projetos e Ações de TI
  • Especificação Técnica
  • Inteligência Artificial
  • Gestão de Projetos

Contato

  •  (48) 99133-8297
  •  (48) 3028-8297

Endereço

R. Prof. Ayrton Roberto de Oliveira, 32, Sala 801 — Itacorubi, Florianópolis — SC, CEP: 88034-050

© 2025 3NEURON. Todos os direitos reservados.

  • Política de privacidade
  • Política de Cookies
  • Canal de Ética

Desenvolvido por

Studio Artemis - Desenvolvimento e Criação de Sites
Gerenciar o consentimento

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Opções
  • {title}
  • {title}
  • {title}