25 de maio de 2021
Talvez você pense em mensurar os resultados de sua empresa, mas não saiba por onde começar. Ou sabe, mas não sobra tempo para empreender um projeto desse tamanho. A verdade é que não existe fórmula mágica, mas algumas dicas podem te ajudar a medir e controlar a performance da sua organização.
Como mencionado em outro último post (leia mais sobre gestão de desempenho individual, https://www.3neuron.com/gestao-de-desempenho-individual-motivando-a-equipe/, existem diversos benefícios na adoção de sistemas de avaliação individual, de equipe e organizacional. O planejamento do projeto deve prever o alinhamento do modelo à estratégia e aos objetivos da empresa, de forma a permitir a mensuração dos resultados alcançados por cada colaborador.
Mas cuidado: estabelecer metas e definir indicadores para gerenciar a produtividade pode parecer tarefa simples. Contudo, sem a preparação e o direcionamento correto na etapa de planejamento, todo o projeto pode ficar comprometido.
Pronto para começar?
a)Formalize seus processos
Um sistema de gestão de desempenho individual será mais aderente à estrutura e operação da empresa se todos os processos de negócio estiverem mapeados, com seus respectivos objetivos e responsáveis definidos (confira aqui nosso artigo sobre aperfeiçoamento de processos, https://www.3neuron.com/gestao-de-processos-por-onde-comecar/).
b)Defina as entregas
Estabeleça com clareza as entregas (saídas) esperadas de cada uma das atividades. Se possível, disponibilize modelos e instrumentos que facilitem e padronizem a execução do trabalho. Os resultados esperados serão utilizados como parâmetro para avaliar o colaborador executor.
Neste momento é importante analisar se o esforço para execução das atividades está equilibrado ou se há sobrecarga em algum setor ou equipe. Antes da aplicação do modelo, a carga de trabalho precisa estar equilibrada.
c)Defina os atores
Agora que os processos estão formalizados e as atividades definidas, com suas respectivas entregas, é hora de classificar os atores. Isto facilitará a definição de resultados, e permitirá o agrupamento, em categorias, das pessoas que executam funções iguais, semelhantes ou equivalentes. Quando possível, esta categorização facilitará a definição dos indicadores e metas individuais.
d)Defina indicadores e metas
Definidas as entregas e resultados esperados, fica mais fácil estabelecer os indicadores para a avaliação de desempenho. Eles, em geral, estão relacionados a fatores como custo, tempo e qualidade, e são representados por uma relação entre duas ou mais variáveis. Na hora de definir os indicadores, observe:
Respeite a cultura organizacional
É natural que as lideranças de sua empresa possuam formas, mesmo que empíricas, de avaliar o desempenho da equipe. Estes critérios, hoje utilizados, devem ser observados durante a definição do modelo.
Levantar os indicadores e metas já existentes, compreender os atuais critérios de mensuração e avaliação de resultados, verificar como é realizado o planejamento das atividades e como são aplicadas as ações corretivas são formas de identificar a cultura de gestão da organização. Leve em conta estes aspectos na definição do modelo.
Vale lembrar que cada organização possui uma cultura e um modus operandi diferente. Em muitos casos, a mudança pode gerar certo desconforto por revelar o desempenho de cada um. Por este motivo, o envolvimento da equipe da definição do sistema de avaliação pode diminuir a resistência.
Fale com a 3Neuron para conhecer as soluções que melhor se encaixam com as necessidades da sua empresa. Para isso, basta preencher o formulário abaixo: