25 de maio de 2021
Se você está lendo esse texto é porque já começou a direcionar seu negócio para uma visão de gestão com maior maturidade, ou pelo menos tem se preocupado com isso. Entretanto, muitas empresas realizam o Planejamento Estratégico e acabam “engavetando” o trabalho devido à falta de uma cultura estratégica ou por conta de rotinas do dia-a-dia que acabam desviando o foco das ações e planos estratégicos.
Em termos gerais, o PE é um processo gerencial para responder, dentre outras, as seguintes perguntas: o que é o nosso negócio? O que queremos dele? De que forma iremos alcançar isso? Quais são nossas prioridades? O que valorizamos? E o que fazemos ou não fazemos para atingir nossos objetivos?
Em suma, o Planejamento Estratégico visa entender a situação do negócio no momento atual (status quo); definir objetivos a serem alcançados; e projetar ações e diretrizes para atingi-los em um horizonte futuro. Este horizonte varia de empresa para empresa (dependendo do ramo, porte e outros fatores), mas costuma ser de 3 a 5 anos.
Existem diversas formas de realizar o planejamento. Algumas empresas se reúnem em um final de semana de imersão, para que a equipe discuta os principais temas de interesse da organização, de modo a auxiliar no direcionamento da estratégia. Outras empresas preferem realizar algo mais rápido e simples e que vá direto ao ponto, sem necessariamente envolver todos os colaboradores diretamente. A escolha depende do quão preparada a empresa está para discutir sua estratégia.
Se você já ouviu falar de Identidade Organizacional (Missão, Visão e Valores), Análise de Ambiente, Definição da Estratégia e Desdobramento Estratégico, já está familiarizado com as principais etapas. O importante é, além de defini-las adequadamente, conscientizar a equipe que irá participar da construção, estabelecendo dinâmicas e ferramentas que apoiem na elaboração do Planejamento Estratégico. Ao longo das etapas, é essencial assegurar um maior aproveitamento das informações internas e externas, e assim envolver o maior número de pessoas, trazendo uma visão mais ampliada do negócio. É fundamental que os debates ocorram de forma colaborativa e que as pessoas deixem seus pressupostos de lado, focando energias em prol de uma evolução da organização por meio do planejamento.
Conheça as principais etapas do processo de planejamento estratégico:
* Se você possui um Business Model CANVAS, pode ter uma base interessante como start desta etapa.
* Análise SWOT, Análise PESTAL, Matriz BCG, dentre outras ferramentas podem auxiliar durante esta etapa.
* A Análise SWOT é, novamente, uma boa ferramenta para esta definição.
* A Matriz do Diagrama de MUDGE pode ser uma grande aliada para definir prioridades entre os planos de ação elaborados.
Além das etapas acima, existem outros passos que visam assegurar a execução e o monitoramento do Planejamento Estratégico, e o cumprimento dos indicadores e metas estabelecidos. O alinhamento entre a equipe e o trabalho contínuo com base nos indicadores irá alavancar a cultura estratégica dentro da organização. As revisões periódicas do PE também são de extrema importância durante o trajeto. Isto porquê o cenário muda constantemente e é recomendado revisar a estratégia anualmente e verificar se ela continua adequada para a realidade da empresa e do mercado.
Além de realizar o Planejamento Estratégico da sua empresa, preocupe-se também em garantir sua implantação! Mas ok, e agora? Como devo acompanhá-lo? Como garantir que a cultura estratégica permeie toda a organização? Confira mais sobre o assunto e veja como monitorar o PE de forma a garantir que as estratégias pensadas sejam executadas!
Para saber como sua organização pode melhorar o planejamento estratégico, fale com nossos especialistas. Basta preencher as informações do formulário abaixo, que entramos em contato.