25 de maio de 2021
As organizações têm investido cada vez mais na melhoria de sua gestão. A preocupação com os processos internos e com o planejamento estratégico tem se tornado uma constante, ocupando cada vez mais a cabeça dos executivos. As ferramentas de apoio à gestão podem ser grandes aliadas nesse processo de aperfeiçoamento. Investir em ferramentas adequadas, que apoiem na implantação desse desenvolvimento e ajudem a profissionalizar a gestão de sua organização pode ser um importante diferencial competitivo, em diversos segmentos de mercado, entre eles a educação.
Uma dessas ferramentas de gestão é o Balanced Scorecard (BSC), que tem reconhecimento internacional. Ele foi desenvolvido por Kaplan e Norton nos anos 90, e originalmente buscava medir o desempenho das empresas. Com o tempo, foi aprimorado e passou a ser utilizado como um direcionador de gestão estratégica. O BSC organiza-se em torno de quatro perspectivas que possibilitam planejar de uma forma mais abrangente e completa, que atuam como direcionadoras dos objetivos da organização. As perspectivas do Balanced Scorecard são: financeira, cliente, processos internos e aprendizado & crescimento, e nelas é refletido o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazos; medidas financeiras e não-financeiras; e perspectiva interna e externa do desempenho.
Ao longo do tempo, o BSC passou a ser utilizado não apenas como um instrumento de medida do desempenho organizacional, mas também como uma ferramenta de gestão, permitindo criar metas departamentais, de time e individuais, podendo ser utilizada inclusive para gestão do orçamento e remuneração e premiação da equipe. Mesmo em planejamentos estratégicos que utilizam metodologias e ferramentas mais atuais, como é o caso do OKR (Objectives and Key Results) e do Hoshin Kanri (Lean), as perspectivas do Balanced Scorecard também são aplicáveis, podendo ser usadas de formas complementar, possibilitando que a organização pense em múltiplos aspectos e não fique restrita apenas a objetivos financeiros.
Além disso, outros tipos de ferramentas também podem ser usadas de forma complementar ao BSC, como é o caso da Matriz SWOT. Ela pode ser muito útil na elaboração do planejamento estratégico, a partir dela pode ser realizada a análise de cenário.
Criada na década de 70,é uma importante ferramenta de planejamento que possibilita a avaliação de cenários, analisando pontos fortes e fracos, limitações, oportunidades e ameaças relacionadas a um negócio. Criada por Albert Humphrey do SRI Internacional (Stanford Research Institute), ela foi depois aprimorada por Roland Christensen e Kenneth Andrews, professores da Universidade Harvard.
A análise possibilita a avaliação das perspectivas interna e externa, verificando os pontos positivos e negativos. O nome SWOT é um acrônimo de Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
A matriz SWOT é ume ferramenta pensada para ser aplicada de forma participativa, e deve ser formulada com a participação de gestores e colaboradores. A partir dela, a organização passa a enxergar as estratégias necessárias com muito mais clareza.
Tanto o BSC quanto a Matriz SWOT possuem total aderência para uso em planejamentos da área educacional. Eles podem ser utilizados como instrumentos para apoiar no planejamento da escola ou instituição de ensino, ou até mesmo ter seu uso ampliado para facilitar a interação do professor com os alunos e os pais.
É possível adotar a matriz SWOT para identificar, junto aos próprios estudantes e seus familiares, os pontos fortes e fracos da instituição. Isto facilita a identificação dos problemas existentes, para que se possa pensar em uma solução prática que atenda as expectativas das partes envolvidas.
Pensando nisso, a 3Neuron elaborou um jogo personalizado para a educação (acesse neste link),que pode ser usado no levantamento da Matriz SWOT. Ele pode ser jogado em diversos contextos, e cada professor ou responsável pode realizar as devidas adaptações no jogo, para deixa-lo mais adequado as suas necessidades.
Sabemos que toda aplicação distancia-se, em partes, da teoria. Para isso a 3Neuron conta com time capacitado em todas as metodologias, ferramentas e método de trabalho aplicados dentro dos projetos. Ficou com alguma dúvida? Contate agora um de nossos especialistas e faça um diagnóstico!
Caso precise de ajuda, nossa equipe está pronta para apoiar você. Solicite uma proposta, preenchendo as informações abaixo, que entramos em contato com você.