25 de maio de 2021
Definir o esforço necessário para realização de um projeto de mapeamento e aperfeiçoamento de processos é sempre um grande desafio. Isso porque a complexidade dos processos e das organizações sofre variações, o que implica em reflexos na duração e carga horária dos projetos de melhoria.
Objetivando minimizar erros de estimativa, a 3Neuron criou um método que leva em consideração um conjunto de fatores que podem ajudar a definir com maior precisão o esforço demandado em ações desta natureza.
Para permitir uma classificação dos processos de acordo com a sua complexidade, criamos 3 (três) categorias para auxiliar no dimensionamento do esforço:
O enquadramento do processo em uma das 3 (três) categorias é realizado conforme peso dos critérios, de acordo com o método estabelecido.
Com base em nossas experiências anteriores em projetos de mapeamento e aperfeiçoamento de processos, estabelecemos alguns critérios que são utilizados em nosso método de priorização:
Para cada um dos critérios foi estabelecida uma faixa e um peso equivalente, que permite pontuar os quesitos para formação de uma nota final. O peso dos critérios foi estabelecido conforme nossas experiências em projetos de aperfeiçoamento de processos para o mercado público e privado.
Com base nesta avaliação, conseguimos estabelecer com maior grau de certeza o esforço necessário (estimativa de horas) para realização de nossos projetos.
Caso tenha interesse em conhecer melhor nosso método para classificação de projetos de mapeamento e aperfeiçoamento de processos, entre em contato por meio do formulário abaixo: