31 de janeiro de 2022
O mundo 4.0 já começou, e vem sendo chamado de “quarta revolução industrial” com uma série de avanços tecnológicos que não podem ser ignorados.
E junto com ele, crescem as discussões acerca da transformação digital empresarial. Afinal, a tecnologia já está modificando a forma como vivemos e pensamos, que dirá a forma como trabalhamos, não é mesmo?
Diante deste contexto, é necessário acompanhar essas mudanças e adaptar-se a elas. É aí que entramos em cena, oferecendo a experiência dos mais de 600 projetos de consultoria em gestão empresarial e estratégica, que já implementamos em empresas de segmentos variados, das esferas pública e privada.
Nossa experiência, faz também com que possamos entregar conteúdos de qualidade, visando enriquecer o conhecimento das organizações e plantar a semente da transformação digital. E por isso escrevemos este artigo, assim como os demais conteúdos em nosso blog e materiais que estão por vir.
Confira quais tópicos serão abordados nessa leitura:
Mas, antes de continuar no texto, gostaria de convidar a conhecer nossa consultoria em gestão empresarial. Veja mais informações clicando no banner abaixo.
Vamos seguir explorando o mundo 4.0 e a sua importância para o universo dos negócios nos dias atuais.
O mundo 4.0 é uma definição contemporânea para a forma como vivemos nos dias atuais. Trata-se de um ambiente em que estamos sempre conectados e em que há forte influência da tecnologia da informação.
Se esse conceito parecia relativamente distante há alguns anos atrás, hoje ele faz parte da nossa realidade.
No ambiente organizacional, por exemplo, os impactos já são visíveis. Existe a necessidade de, cada vez mais, tornar os processos digitais e integrados. Além de gerar maior agilidade e eficiência, esse cenário contribui para uma tomada de decisão melhor e mais rápida, justamente pelo maior volume de informações recebidas.
A verdade é que o mundo 4.0 traz, na prática, uma relação direta com a transformação digital para o ambiente dos negócios, inclusive no ambiente das indústrias, em que se utilizam tecnologias disruptivas.
Em um cenário onde a informação se tornou uma enorme vantagem competitiva, a integração de processos passa a ser essencial para qualquer companhia.
Para que uma operação possa ser digitalizada é preciso compreendê-la, retirando gaps e erros existentes no caminho, para entrar em uma linha 4.0, mais automatizada.
Ao realizar o trabalho de aperfeiçoamento da organização ela se torna limpa, para que a automatização possa ser feita da melhor maneira possível.
Esse tipo de processo não é pensado apenas dentro de uma área específica, como uma diretoria, por exemplo, mas sim como algo de ponta a ponta, completamente integrado. Tudo isso leva a um aumento de eficiência e agilidade dentro do negócio.
Ao contrário do que pode parecer, é possível digitalizar um negócio de maneira eficaz sem despender custos altos. Na prática, a relação custo vs. benefício do mundo 4.0 costuma ser bastante atrativa.
Essa transformação digital, portanto, não está restrita aos grandes negócios. Diversos outros segmentos e portes empresariais estão diante dessa oportunidade, ainda que possuam orçamento menor.
O primeiro ponto de atenção para o seu negócio é encontrar uma plataforma para integrar dados e informações, onde o processo começará por ela, poderá ser consultado através dela e gerará resultados. Tudo em um mesmo local. Isso auxilia, não apenas em termos financeiros, mas também na economia de tempo.
Já dizia um velho ditado, contra dados não há argumentos.
Há muito tempo organizações tomavam decisões com base em intuição, justamente pela ausência de informações. Hoje o cenário é outro.
Visando evitar esse tipo de erro, a tecnologia da informação é um dos principais pilares do mundo 4.0. As escolhas devem ser baseadas em dados concretos que podem ser facilmente obtidos por meio dos canais integrados da empresa após a transformação digital.
Se a tecnologia da informação é um fator fundamental para a tomada de decisão no cenário atual, a expectativa é que os dados estejam ainda mais em evidência ao longo dos próximos anos.
O futuro é data driven, e por esse conceito, entende-se que os processos organizacionais serão cada vez mais orientados a dados. Isto quer dizer que ao invés de depender apenas de análises humanas, intuição ou experiências já vividas, as organizações terão a sua base de tomada de decisão e do planejamento estratégico, por meio da coleta e análise de informações, processadas por sistemas inteligentes.
O futuro é analytics, isto é, se os dados são cada vez mais a mina de ouro das tomadas de decisões, analisá-los utilizando o raciocínio analítico é essencial.
Para ficar mais claro, veja alguns exemplos abaixo de onde a inteligência analítica já vêm sendo aplicada e tem forte tendência a seguir aprimorando:
Estes exemplos são apenas uma fração de milhares de possibilidades que o futuro analytics reserva para as organizações.
O futuro tem dashboards, ou seja, a tendência é que não apenas as grandes empresas que já estão um passo à frente, utilizem essa tecnologia.
Organizações de todos os portes e segmentos tendem a trabalhar com dados e para isso precisarão também ter um dashboard, para visualizar as informações, métricas e indicadores, que foram analisados com base nos dados coletados pela empresa.
Outro ponto de atenção que, na prática, já está em vigor, está na proteção dos dados pessoais. Isso porque, não podemos ignorar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), especificando como as companhias podem coletar, tratar, manipular e distribuir dados coletados de pessoas físicas, que costumam ser algumas das informações mais valiosas que qualquer sistema pode armazenar.
Qualquer tipo de transformação exige algum tipo de adaptação dentro do contexto organizacional. E não é diferente no contexto da digitalização do negócio voltada para o mundo 4.0.
Quando olha-se para a cadeia de valor da empresa, a sua espinha dorsal, entende-se como um desdobramento da estratégia, com uma missão e objetivos bem específicos.
Como os processos refletem diretamente a operação da empresa, é extremamente importante que eles estejam alinhados à estratégia da organização, permitindo que os objetivos sejam atingidos.
A transformação digital está acontecendo. Empresas e indústrias já contam com tecnologias e ferramentas que traduzem os avanços tecnológicos.
Uma organização não direcionada ao mundo 4.0 provavelmente perderá competitividade. Por isso, a estratégia já deve ser traduzida para essa nova realidade, que requer pensamento estratégico, conhecimento de novos conceitos, métodos e tecnologias, além de coragem para questionar modelos de negócios antigos, até então bem-sucedidos, e deixá-los para trás.
Nossos serviços contribuem para as organizações alcançarem o mundo 4.0. O processo nem sempre acontece de uma única vez, podendo ser realizado aos poucos, automatizando fluxos de processos, adicionando novas tecnologias, ferramentas e sistemas integrados.
Contamos com a expertise necessária também em LGPD, para levar isso para dentro dos processos, em total conformidade com a legislação.
Também auxiliamos na implantação de BPMS, realizando a digitalização em uma ferramenta que possa rodar a gestão por processos de maneira automatizada, bem como desenvolvemos automação com RPA, retirando a interferência humana, para que a própria máquina execute de maneira automatizada o trabalho, gerando mais eficiência e produtividade.
O nosso principal objetivo é fazer “mais com menos”, buscando o mesmo objetivo que a transformação digital propõe: o aumento da eficiência.
Com nosso apoio à consultoria, a sua empresa estará pronta para executar atividades de forma automática e ter dados em mãos para uma melhor tomada de decisão.